Pular para o conteúdo principal

A Natureza Ensina

Às vezes nos focamos tanto em preparar atividades estruturadas que prometem ensinar isso ou aquilo para as crianças que esquecemos que bebês e crianças estão sempre aprendendo.  Uma caminhada pela rua pode virar uma aventura de exploração para um bebê: as diferentes texturas no chão,  cheiros e sons diferentes daqueles de dentro de cada, pessoas passando... com esse princípio em mente, é intuitivo pensar que ambientes mais ricos em estímulos adequados promoverão mais oportunidades de aprendizado. Mas, calma, não significa que devemos controlar o ambiente: por sorte, a natureza já o preparou para nós. 

Estar na natureza é estar cercado de estímulos na medida certa: temos barulhos vindo da água, de folhas balançando ou de animais; temos diferentes texturas como pedras, areia, terra, folhas, flores, entre outros; temos os limites naturais que exigem que as crianças prestem mais atenção aos próprios movimentos. Tudo isso faz com que a criança desperte um lado cada vez mais consciente de seus arredores, do ambiente que a cerceia, dos diferentes níveis de perigo que existem. É claro que pular de uma árvore será mais perigoso que pular no chão, mas a criança não sabe disso porque muitas vezes ela não possui o aparato fisiológico para compreender abstração nesse nível. Ao contrário de luzes piscando e barulhos incessantes (que são muito divertidos também e não precisam ser banidos, só não podem ser o padrão do que fazemos todos os dias), os estímulos naturais parecem nos convidar ao envolvimento,  aquele vamos-virar-algo-novo-juntos. A criança não mais observa objeto brilhante: ela transforma o graveto em pá para caçar um tesouro pirata, um pouco de lama em bolo e a folha vira uma vela. A sinergia entre a criança e a natureza parece ser um ponto de acesso à velha questão: o quê em nós, seres humanos, é inato e o quê não é?

Ao olhar com atenção o livre brincar natural, conseguimos captar faíscas do que talvez sejam as expectativas naturais do desenvolvimento humano. Um bebê que pisa em areia, grama, pedras, folhas e galhos vai ser capaz de entender rapidamente em quais terrenos é preciso cuidado ao andar e em quais pode correr à vontade. Entretanto, se o bebê nunca teve chance de experenciar diferentes terrenos, como poderá saber disso? Essa é só uma das coisas que podemos aprender com a natureza. Ela também nos ensina sobre limites, justiça, mudanças, passagem do tempo, força, transformação, beleza e muito mais... basta parar, observar, refletir e aprender.


Leiturinha Complementar


A trilogia "A Sabedoria Secreta da Natureza" de Peter Wohlleben explora a profunda interconexão entre os seres vivos e o ambiente natural. Cada livro da trilogia mergulha em aspectos diferentes dessa relação, oferecendo ao leitor uma compreensão mais profunda e, muitas vezes, surpreendente do mundo natural.

1. **A Vida Secreta das Árvores**  
   Wohlleben revela como as árvores são seres sociais que se comunicam entre si, compartilham nutrientes, e até alertam umas às outras sobre perigos. Ele argumenta que as florestas são comunidades complexas onde as árvores não apenas competem, mas também cooperam.

2. **A Rede Secreta da Natureza**  
   Neste livro, o autor amplia sua investigação para o ecossistema como um todo, mostrando como plantas, animais e outros organismos estão interligados em uma rede complexa. Wohlleben destaca como pequenas alterações em um ecossistema podem ter efeitos significativos em outras partes da rede.

3. **A Vida Secreta dos Animais**  
   Wohlleben explora o mundo emocional e comportamental dos animais, sugerindo que muitos animais experimentam emoções semelhantes às humanas, como alegria, tristeza e empatia. Ele desafia a visão antropocêntrica, sugerindo que os animais têm uma vida interior rica e complexa.

Além do livro Wohlleben, Peter. A Sabedoria Secreta da Natureza: Como a Natureza Mantém Este Mundo Incrivelmente Maravilhoso em Equilíbrio – e Como Podemos Aprendê-lo, confira as seguintes referências bibliográficas:

 "A Inteligência das Plantas" de Stefano Mancuso e Alessandra Viola - Um livro que explora a surpreendente capacidade das plantas de resolver problemas, se comunicar e até mesmo demonstrar formas de inteligência.

"A Teia da Vida" de Fritjof Capra - Uma obra que discute a interdependência entre todos os seres vivos, fundamentada na ciência ecológica e nos princípios da sustentabilidade.


"O Chamado da Floresta" de Peter Wohlleben - Uma continuação das explorações de Wohlleben sobre o mundo natural, com foco nas florestas e sua importância para o planeta.

Essas leituras complementares ampliam os conceitos apresentados por Peter Wohlleben, oferecendo novas perspectivas sobre a complexidade e a interconectividade da natureza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crianças feministas mudam o mundo

Feminismo é uma palavra que parece assustar muita gente, então falar de uma criação feminista se torna ao mesmo tempo difícil e necessário. Não é só combater a ideia de que rosa é de menina e azul é de menino: uma criação feminista visa tirar da criança os papéis de gênero e deixar a própria individualidade aflorar. O problema é que para isso acontecer precisamos mudar muita coisa na nossa sociedade e na nossa forma de pensar o mundo.  Comecemos por entender que existe uma diferença na forma em que homens cis e mulheres cis são tratados (aqui não fareium debate aprofundado sobre questões de gênero, mas é preciso ter consciência de que existem). Ao ignorar as diferenças entre os gêneros dentro da nossa sociedade corremos o risco de continuar criando meninas para se comportarem de forma dócil, útil, gentil, submissa,  enquanto os meninos são incentivados a serem mais enfáticos, agressivos, dominadores. Para uma criação feminista, precisamos voltar à ideia de observação dos inte...

Pensamento Crítico e Maternagem

Não precisamos de fórmulas mágicas para educar nossas crianças: precisamos de pensamento crítico para filtrar a quantidade enorme de informações contraditórias que chegam às mães.  No mundo corrido dos vídeos de poucos segundos,  refeições prontas e agendas lotadas, não sobra tempo para reflexão e contemplação do que significa Maternar.  Ao questionarmos o que nos informam de maneira lógica, frequentemente caímos em contradições ou nos vemos obrigadas a lidar com consequências evitáveis. Suponha, por exemplo, que seu bebê de 1 mês está chorando e que você tem um familiar que diz que a solução para esse choro é ofertar uma mamadeira com leite de vaca misturado com mistura para engrossar. Quando um bebê desse tamanho toma uma mamadeira dessas, ele se sente extremamente cheio e cansado (igual aos adultos depois de comerem muita feijoada, por exemplo). A única coisa que esse bebê aguenta fazer agora é a digestão, ele fica prostrado e, muitas vezes, adormece. Muitos cuidadores...